segunda-feira, 24 de setembro de 2007

La Bush!

Eu estava esperando que a avacalhação nesse blog começasse por Bonney M, mas nossas editoras embarcaram numa viagem tão cult, indo do samba de mesa ao pop africano, que preferi ficar na minha.

Daí veio minha lembrança da Kate Bush. Menina prodígio, foi descoberta pelo guitarrista do Pink Floyd, David Gilmor, quando ainda era uma adolescente rebelde, que preferia assistir às aulas de dança e mímica à gravar um CD. Mas a EMI insistiu e lançou o primeiro CD de Kate Bush, "The Kick Inside", de 1978. Foi dele o sucesso que temos aqui: "Wuthering Heights", ou o "Morro dos Ventos Uivantes", no bom português, inspirado no livro de mesmo nome, da escritora Emily Bronte. O Hit virou febre mundial e alcançou o 1º lugar nas paradas britânicas, fazendo com que La Bush se tornasse a primeira compositora a atingir o feito.

Momento cultural encerrado, momento avacalhação aberto. Há muitas coisas para se reparar neste clipe, desde o cenário, figurino, maquiagem, os impressionantes agudos... mas o que mais me chama atenção nele é a coreografia! para alguma coisa serviram as aulas de mímica de Kate!

KATE BUSH - WUTHERIG HEIGHTS

Out On the wiley, windy moors
We'd roll and fall in green
You had a temper, like my jealousy
Too hot, too greedy
How could you leave me
When I needed to possess you?
I hated you, I loved you too

Bad dreams in the night
They told me I was going to lose the fight
Leave behind my wuthering, wuthering
Wuthering Heights

Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in in-a-your-window
Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in in-a-your-window

Oh it gets dark, it gets lonely
On the other side from you
I pine alot, I find the lot
Falls through without you
I'm coming back love, cruel Heathcliff
My one dream, my only master

Too long I roam in the night
I'm coming back to his side to put it right
I'm coming home to wuthering, wuthering
Wuthering Heights

Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in in-a-your-window
Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in in-a-your-window

Ooh let me have it, let me grab your soul away
Ooh let me have it, let me grab your soul away
You know it's me, Cathy

Heathcliff, it's me, Cathy come home
I'm so cold, let me in in-a-your-window
Heathcliff, it's me, Cathy come home
I'm so cold, let me in in-a-your-window
Heathcliff, it's me, Cathy come home
I'm so cold

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara!!!! Pense no meu choque quando eu vi que essa música se refere ao "Morro dos Ventos Uivantes"! Como a torcida do Flamengo de um pouco mais de idade, já ouvi essa música muitas e muitas vezes, querendo ou não. E esse clipe abre com glória retumbante os portais do inacreditável, que só o Daddy Cool poderia superar! O que é essa Kate Bush, meu Deus? Bem, passado meu choque inicial, pensei aqui em algo interessante para uma festa: uma coreografia coletiva à la La Bush! :)

Ilis disse...

Débora, inclua-me fora dessa: tenho um nome a zelar, haahhahaha!
;-D
Quero logo chegar em casa e ouvir a música, porque até agora eu vejo a letra e só lembro daquela outra:

"All yours,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!
All yours,
Babooshka, Babooshka, Babooshka-ya-ya!"

Ilis disse...

não aguentei de curiosidade e fui ver o clip mesmo sem música.
morri de rir!
quase tive um treco naquele momento matrix, em que mizifia se joga para trás _geeeente, que é isso?!
Hilário!

marina disse...

Pois eu topo a coreografia coletiva! kkkkkkkkk mas já tem gente fazendo isso em programa de TV: http://br.youtube.com/watch?v=471-N4orrfE o mais impressionante, é que o marido da criatura foi quem postou o vídeo! ;p

Lílis, eu fui procurar 'passo matrix', quase me acabo de rir, é igualzinho!! :D

Ilis disse...

Só para registrar o efeito deste post na minha vida:

- comecei a cantar loucamente essa música ao longo da semana passada

- curioso, Emiliano me perguntou sobre a canção e contou que nunca havia lido O Morro dos Ventos Uivantes

- para compensar essa falha no currículo cultural do respectivo, aluguei duas versões de Wuthering Heighs na locadora (a de 1939, com Lawrence Olivier, e a dos anos 90, com Juliette Binoche)

- Assistimos os filmes

- Assistimos os filmes de novo

- Emi começou a ler o livro e eu, a relê-lo _pela quinta ou sexta vez mas, agora, em inglês

- ainda estou na introdução (hello: quase quarenta páginas de introdução) e estou adorando conhecer tantas teorias literárias que buscam interpretar a obra, seja com enfoque marxista, psicanalítico ou outra coisa

em resumo: obrigada, Mari!
:)

beijo!