quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O fim dos tempos



Ok, essa foi uma amiga minha, a Pri, que contou ontem: um dos mais recentes fenômenos pop do Japão é uma cantora... não, como dizer... uma voz de cantora... assim: um programa de computador com voz feminina.
O nome do treco é Vocaloid.
Diz a Raq (faleiprimeiro.blogspot.com) que ela ainda é do tempo em que as pessoas gravavam cd.
(quer dizer que gravar cd já saiu de moda?)
Pois bem, eu sou do tempo em que as músicas ainda eram cantadas por seres humanos.
Meda!
Até onde pude apurar, o Vocaloid é um programa da Yamaha que tem um banco de dados com vozes de verdade e gera um canto a partir de letra e notas de uma canção que você mesmo cria.
A tal "cantora virtual" é a Lola, que vai do canto lírico ao reggae... Parece que também tem essa Meiko. E tem uma versão masculina, o Leon.
A maior parte das músicas que encontrei no Youtube são japonesas, mas também há versões vocaloidianas de Believe (Cher), Killing Me Softly e Every Breath You Take.

Honestamente, acho que não estou emocionalmente preparada para tanta tecnologia...

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não estou preparada, não estou preparada! Ai que medo!!!!!

UsaLámen disse...

Adoro Vocaloid, mas tenho certeza que prefiro seres humanos cantando.
Estou preparada para tecnologia, afinal se eu não estiver não posso viver nesse mundo que cresce cada vez mais tecnologicamente.