sábado, 29 de março de 2008

Entre o Preto e o Branco

Taí um post que vale pela descoberta do vídeo, que eu quis compartilhar na mesma hora aqui no Coto Net assim que eu o vi a primeira vez.
A música eu já gosto há bastante tempo. Ela faz parte do álbum "Raça humana", lançado em 1984 pelo Gilberto Gil, que tem muito a ver com uma época bem feliz da minha vida: o começo da adolescência, o Rock in Rio pela televisão, férias no Nordeste... Ai ai, muita coisa boa.
Sou muito fã do Gilberto Gil e esse é um dos meus CDs preferidos dele, que tem tanta música ótima, como "Vamos fugir", "Vem morena", sem falar de outras que têm letras especialmente boas, como é o caso de "O rock do segurança" (muito espirituosa!), "Pessoa nefasta" (indicada para ajudar a desopilar de criaturas nocivas com quem temos o desprazer de nos deparar vez por outra) e também da que segue abaixo.
PS. E o Chico, hem?



A MÃO DA LIMPEZA

O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Que mentira danada, ê

Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o negro penava, ê

Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão
É a mão da pureza

Negra é a vida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com água e sabão
Negra é a mão
De imaculada nobreza

Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
Eta branco sujão

2 comentários:

Ilis disse...

Hahahahahaha! Dé, estou até agora bolando de rir aqui com o figurino! Genial! Gente, o Chico definitivamente não é tímido!
Menina, adendo: que brinco é aquele na orelha do Gil?
Meda!
:-D
Beijos!

Anônimo disse...

Anos 80, mizifia! Os anos 80 foram implacáveis, para o bem e para o mal, vide o brinco do Gil!!