domingo, 20 de abril de 2008

Nuestra raza es sentimental

A bênção, Bethânia e Omara!

Fui ao show destas duas cantoras maravilhosas na última sexta-feira. Eu, que por muito tempo achei a Bethânia chata de ouvir e já quis pedir perdão a ela de joelho por isso, sempre fico impressionada com a força desta mulher no palco. Baixa uma entidade forte ali, que que é isso.
E a Omara, a quem conheci por conta do Buena Vista Social Club, que beleza também! O encontro das duas no palco é tudo de bom.
Dá uma olhada no vídeo que a gravadora Biscoito Fino fez sobre este trabalho conjunto:



Não é só a força destas mulheres que torna o show inesquecível: o cenário é lindo, os músicos que as acompanham são impecáveis, a qualidade do som e a iluminação são perfeitas. É festa para os ouvidos, os olhos, a alma.
Deste meu estado ainda de encantamento seguem estas sugestões de vídeo. Sobre o segundo, logo abaixo, aviso logo: recomendo que você não assista as imagens, apenas escute a música.
A qualidade das imagens é nula, mas foi o único vídeo que encontrei com esta música, "Havana-me", que achei o ponto alto do show.
Fiquei injuriada porque a música não está no CD. Como pode? É ainda mais surpreendente porque a letra desta música é a única que aparece no folder distribuído com o programa do show. Achei que a música necessariamente deveria estar no CD das duas. Ô Biscoito Fino, protesto!




Havana-me
Não esqueço teu povo em momento algum
Cubana-me
Me convida a dançar, quebra o meu jejum
Serena-me
Me lambuza de cana, tabaco e rum, havana-me
Havana-me

Bota uma cuba-libre, limão e sal
Cubana-me
Me carrega em teu ritmo sensual
Irmana-me
Nossa música tem sangue tropical,
Havana-me

Me pega pelo quadril
Teu par ainda é o Brasil,
Havana-me

Bethâniame
Sé que tú y yo tenemos mucho en común
Bahiáname
Es la gente, es la piel, oye ese runrún
Seréname
Por las manos de Oyá, Yemanyá y Ochún
Bethâniame

Bethâniame
Nuestra fuerza nació en la casa real
Baiháname
Yo te habanico de amor con un beso igual
Hermáname
Prueba que nuestra raza es sentimental
Bethâniame

Te oigo en mi tamboril
Bethâniame
Omárame
Somos Cuba y Brasil

2 comentários:

Ilis disse...

Se tu desconfiasse do tamanho da minha inveja...
:)
Gostei da música que tu citou, mas muito também de outra que aparece nesse vídeo da Biscoito Fino (nesse exato momento, esqueci a letra para dizer qual é...).
Obrigada por dividir a experiência!

Anônimo disse...

Desconfio que seja a da Marambaia, né não? É a outra música que mais gostei. Aliás, tem a "Tal vez", que é ótima. Trio parada dura!