Hoje, na 31 Mostra de Cinema de SP, assisti a uma palestra do cineasta francês Claude Lelouch, cuja obra é alvo de uma retrospectiva no evento.
Antes de vermos seu novo filme, "Roman du Gare" (avaliação: marromeno), foi projetado um curta-metragem que ele realizou em 1976: "Rendez vous" (Encontro), no qual Lelouch percorre as ruas de Paris de carro a aproximadamente 140 km/h. Façanha que, aliás, fez com que ele fosse parar atrás das grades por um período, segundo o Guia da Folha.
Qual não foi nossa surpresa (minha e do Emi) quando, logo no início do curta, nós começamos a reconhecer todas aquelas imagens?
Não, ainda não somos assim tão íntimos de Paris para ter o mapa de suas ruas na palma da mão! Quem dera!
Acontece que o curta, que já tem 30 anos, é o clipe da banda escocesa Snow Patrol para a música "Open Your Eyes".
Na hora, pensamos que fosse plágio mas, ao chegar em casa, vimos que não. O clipe, aliás, até menciona, no comecinho, que se trata de um "rendez vous".
:)
Coloquei os dois vídeos abaixo e, apesar de as cenas serem as mesmas, vale a pena ver os dois.
Em primeiro lugar, porque Paris nunca é demais.
Em segundo lugar, porque o curta-metragem é um pouco mais longo (o vídeo foi cortado para se encaixar no tempo da música) e o som do motor do carro dá uma dimensão muito melhor de velocidade.
*Uma curiosidade: o curta foi filmado com a câmera presa ao pára-choque de uma Mercedes, devido à boa suspensão do veículo, que faz com que as imagens não tremam tanto. Mas o som que ouvimos é do motor de uma Ferrari _Lelouch refez o trajeto num carro da marca porque seu motor tinha um som mais potente.
Em terceiro lugar, vale a pena ver o clipe porque a música é linda e, sim, ela casa perfeitamente com a doçura da cidade luz amanhecendo.
* Mais uma curiosidade: a mulher de Lelouch aparece no filme.
;)
Bisous!!
sábado, 20 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Caramba, gente... Ficaram lindas as imagens, mas agora entendo o porquê de ele ter sido preso :) E a música eu já conhecia, é bem legal, e combinou com as imagens. Valeu, Ilis!
combina mesmo, não é? por isso que eu me surpreendi ao ver que se tratava de algo já existente.
:)
bj
Postar um comentário