sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Black is wonderful

*
Li sobre a Sharon Jones terça passada, na Ilustrada. Surtei, claro: Sharon e sua banda são só Os Responsáveis pela levada soul das músicas de Amy Winehouse.
Clipping: "após ouvir os discos de Jones, Winehouse e o produtor Mark Ronson foram até NY e contrataram os Dap-Kings, a banda de Jones, para tocar em `Back to Black'(...) O que chamou a atenção de Winehouse, Mark Ronson e tantos outros é a sonoridade única da banda e de Jones. `Fazemos soul music como era feita no anos 60 e 70', diz Jones".
Who?
Aí vai: 52 anos, ex-carcereira de prisão, ex-segurança de carro-forte.
"Ninguém me aceitava na indústria da música. Diziam que eu era muito negra, que eu era muito gorda... Diziam que eu era muito nova, que não era bonita o suficiente. Aos 25 anos, me disseram que eu estava velha... Então fui fazer outras coisas."
Felizmente, voltou à carreira musical em 96.
Ano passado, na onda do sucesso de Amy, lançou "100 Days, 100 nights".
Faz parte da Daptone Records (www.daptonerecords.com), que grava apenas discos analógicos e dedicados exclusivamente à música negra (aguardem novidades que assim que der eu vou procurar o que mais de bom que eles têm lá).

Vamos ao que interessa? Prepare-se. A voz da moça é poderosa.
E a música abaixo literalmente me atingiu a 100 km por hora.






Just Dropped In (To See What Condition My Condition Was In)
(Mickey Newbury)

(Yeah, yeah, oh-yeah, what condition my condition was in)

I woke up this mornin' with the sundown shinin' in
I found my mind in a brown paper bag within
I tripped on a cloud and fell-a eight miles high
I tore my mind on a jagged sky
I just dropped in to see what condition my condition was in

(Yeah, yeah, oh-yeah, what condition my condition was in)

I pushed my soul in a deep dark hole and then I followed it in
I watched myself crawlin' out as I was a-crawlin' in
I got up so tight I couldn't unwind
I saw so much I broke my mind
I just dropped in to see what condition my condition was in

(Yeah, yeah, oh-yeah, what condition my condition was in)

Someone painted "April Fool" in big black letters on a "Dead End" sign
I had my foot on the gas as I left the road and blew out my mind
Eight miles outta Memphis and I got no spare
Eight miles straight up downtown somewhere
I just dropped in to see what condition my condition was in

I said I just dropped in to see what condition my condition was in
Yeah yeah oh-yeah
_____________________________________
E porque Jones é boa demais, ela tem direito a dois vídeos:

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a indicação! Ela é daquele tipo: como é que eu não ouvi essa mulher antes?? Valeu!

Ilis disse...

É super, né?
Sabia que tu ia gostar!
Sabe que essa mulher me lembrou aquela que tu apresentou há algum tempo, também num estilo black power? Que a Lisaura te apresentou? Acho que ouvi aquela música hoje, na trilha do "Gossip Girl" (ai, confesso...).
;-)
Beso!

Simone Iwasso disse...

gentennnnnnn
ílis, que mulher é essa? vc descobriu ela pela matéria da ilustrada ou já conhecia antes? vou baixar no soulseek e ouvir no carro, agora que tenho rádio! hahaahah

Ilis disse...

Simone! por livre e espontânea pressão!
;)

Menina, descobri pela Ilustrada mesmo. Mas acho que já desconfiava: eu ouvia a Amy Winehouse e via "sustança" demais ali para uma coisa só.

Baixei tudo que pude dessa mulher.
Como não tenho carro, fico ouvindo no ônibus mesmo!
;)
Beijo!