quarta-feira, 28 de maio de 2008

I´ve heard this song before

Ontem eu acordei precisando ouvir tango. É o tipo de música que me gusta mucho, mas não costumo ouvir com muita freqüência. Mas, às vezes, só ela entra em sintonia com meu estado de espírito. O engraçado é que eu não preciso estar triste nem dramática para estar no clima do tango. É um estado de espírito que ainda não consegui definir.

Então eu desencavei um CD que tenho há muitos anos com a trilha sonora de um filme que não vi, "The tango lessons". Comprei o CD porque as músicas me pareciam ótimas (e a maioria é, realmente), mas também porque tem uma foto muito bonita de dança na capa. E lá estava eu ouvindo, obsessivamente, na maior das alturas enquanto eu dirigia, a música Libertango, de Astor Piazzola. Linda, linda.

E então uma coisa estranha acontece: enquanto escuto a música, cantarolo a frase "Strange, I´ve seen that face before". Peraí, mas Libertango não tem letra, pensei. E fiquei com coceira mental: Onde já ouvi essa melodia com letra? Aí lembrei: Grace Jones, que já foi uma grande pop star e hoje é mais lembrada por seus barracos internacionais.

Na faculdade (ou seja, a long time ago), um amigo me apresentou a duas músicas dela que eu adorei, aliás, duas versões de músicas muito famosas: "La vie en rose" e "I´ve seen that face before" - esta, eu nunca lembrei do nome, e nunca tinha associado a Libertango do Piazzola simplesmente porque eu não conhecia o Piazzola nessa época.

Enfim, demorou, mas ontem essa ficha caiu pra mim. A música da Grace Jones que eu tanto gostava é uma versão (ok, detonada por muitos) de uma música que amo do Piazzola. Seguem as duas músicas para você comparar.

LIBERTANGO - trecho do filme "The tango lesson"


Obs. A música conta com a participação do violonista Yo-Yo Ma, nascido na França e descendente de chineses. Ele é um figurão da música clássica, é o que chamam de virtuose. Para você ver como ontem foi para mim um dia de lembranças do fundo do baú mesmo: muito antes de ouvir a música que ele toca, lembrei da primeira referência que tive a respeito do moço. Foi numa série de fotografias da Annie Leibowitz com pessoas que se destacam em várias áreas (esportes, artes cênicas, música etc). Lembro que adorei todas as fotos, mas a única que consigo lembrar com detalhes é a do Yo-Yo Ma, que aparece com o violoncelo em um parque cheio de folhas amarelas no chão. Acho que foi naquele momento, ao ver essa foto, que me apaixonei pelo outono.


LIBERTANGO - Grace Jones


Strange, I´ve seen that face before,
Seen him hanging round my door,
Like a hawk stealing for the pray,
Like the night waiting for the day,

Strange, he shadows me back home,
Footsteps echo on the stones,
Rainy nights, an hustling boulevard,
Parisian music, drifting from the bars,

Tu cherches quoi, rencontrer la mort,
Tu te prends pour qui, toi aussi tu detestes la vie,

Dance in bars and restaurants,
Home with anyone who wants,
Strange he´s standing there alone,
Staring eyes chill me to the bone.

Dans sa chambre, joel et sa valise,
Un regard sur ses fringues,
Sur les murs, des photos,
Sans regret, sans mlo,
La porte est claque, joel est barr.

2 comentários:

Ilis disse...

menina, que curiosa essa tua revelação! gostei muito da história. e babei na versão do filme, por que o tango também é uma coisa que mexe comigo.
mas da segunda versão, gostei menos... mais da letra, menos da voz.
beso

Anônimo disse...

Pois é, xuxu, e eu corri para baixar músicas do Yo-Yo Ma no CD que ele gravou com o seguinte nome: "Soul of tango". O CD abre com Libertango. Ainda não ouvi todas com calma, mas de umas não gostei tanto assim, e de outras já deu para perceber o início de uma grande história de amor. Beijos!