quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Covers e mais covers

Adoro covers.
Adoro.
No meu computador, tenho uma pastinha só com interpretações diferentes de canções já conhecidas.
Minha atração por essas versões têm um quê de subversão (com o perdão do trocadilho).
É pegar algo que está ali _pronto & instituído!_ e transformar em algo seu.

Não é melhorar _embora às vezes melhore. E não é piorar _embora às vezes piore.
É mostrar que não existe um "formato definitivo" para nada.
É experimentar em cima do que já existe em busca de novas nuances, novos sentidos.
E viver não é bem assim?

Para quem quiser, tem um mundo pronto aí fora. Um trabalho no qual você apenas se encaixa, manuais e manuais sobre como conduzir seus relacionamentos, guias que ensinam como curtir sua viagem de férias, listas com os dez livros que você tem que ler e opiniões enlatadas para consumo imediato.

Quem quiser, pode ter tudo isso.
E quem quiser, pode se apropriar de tudo isso.
Acho que tem uma diferença aí, não?

Mas chega de botequim`s philosophy e vamos ao que interessa: Descobri no último findi esse cover que a Amy Winehouse fez para "Valerie", dos Zutons.
Adoro as duas versões, embora veja muitas diferenças entre elas.
Se na versão masculina o sentimento de abandono é mais "puto da cara" e exige: "stop making a fool out of me!", na voz rouca de Amy, a sensação é de nostalgia pelo amor perdido, com um pedido: "stop making a fool out of me...".
Mas essa sou eu dando minha interpretação para a interpretação deles.
:)
Escute ambas e me dê a sua versão.



3 comentários:

Anônimo disse...

As duas versões são ótimas, Ilis, tudo vai depender do estado de espírito para escolher a preferida. Também me atraio por versões, mas nem sempre acho que elas são muito bem sucedidas. Normalmente costumo gostar mais da original. Mas é sempre uma surpresa boa quando acontece um caso em que prefiro a segunda tentativa, sabe? Beijos!

Ilis disse...

que bom que tu gostou!
:)
e eu confesso que estava meio bêba quando escrevi esse post! abram alas! hahahaha.
bj

Anônimo disse...

ô comédia! "They try to make me go to rehab, but I say no, no, no" :)